Adormeceu hoje em Cristo o Patriarca da Sérvia S. B. Irinej, de 90 anos, vítima de COVID-19 | VIDEO

In other languages:  SRB – GR – EN – RO – BG – UKR – MK – GEO ES

Morreu nesta sexta-feira, aos 90 anos, o chefe da Igreja Ortodoxa Sérvia, S. B. o Patriarca Irinej, devido à Covid-19. De acordo com a agência Reuters, o anúncio da morte do Patriarca foi feito pelo presidente da Sérvia, na sua conta oficial de Instagram. “Tive a honra de te conhecer. Pessoas como tu nunca partem”, escreveu Vucic, numa fotografia de Irinej a preto e branco.

O Patriarca Irinej, ou Irineu, foi uma figura de grande influência política na Sérvia. Irineu testou positivo no dia 4 de novembro depois de ter presidido ao funeral do arcebispo do principal bispo da Igreja Ortodoxa da Sérvia na vizinha Montenegro. O Metropolita Amfilohije Radovic também morreu de Covid, aos 82 anos, e milhares de pessoas participaram nas suas cerimônias fúnebres, com muitas a beijar o cadáver. Poucos dos presentes usaram máscara ou respeitaram as distâncias sociais.

O Patriarca foi admitido ao hospital pouco depois de ter testado positivo. O seu estado de saúde piorou drasticamente na quinta-feira, e a sua morte chegou a ser noticiada, mas depois desmentida. Esta sexta-feira de manhã foi confirmado que o Patriarca tinha morrido. Para além de Ireneu, outros líderes de igrejas ortodoxas estão também infetados. O arcebispo Ierônimo, da Igreja da Grécia, de 82 anos, e o Arcebispo Anastásio da Igreja Ortodoxa da Albânia, de 91 anos, estão os dois internados na Grécia depois de terem testado positivo. Também nesta sexta feira morreram outros dois bispos ortodoxos, o Bispo Lázaro, da Igreja Ortodoxa da Geórgia e o Metropolita Teofânio da Igreja Ortodoxa da Rússia. Irinej foi o 45.º Patriarca da Igreja Ortodoxa da Sérvia, o líder espiritual dos Sérvios Ortodoxos Orientais, de 22 de janeiro de 2010 até à sua morte.

Abaixo corresponência enviada hoje por nosso Metropolita Dom Iosif ao Hierarca da Igreja da Sérvia na Argentina, D. Kirillos, expressando seu pesar pelo acontecimento:

Fonte: Ecclesia.org.br

✎ КОМЕНТАРИ • COMMENTS ✎